Case SEO do cliente Dunard
A Dunard é uma loja que possui artigos para quem está construindo, reformando ou decorando seu lar. Ao todo, são mais de 40 anos atuando no segmento varejista de materiais para construção e acabamentos na região do Alto Vale do Itajaí.
Iniciamos o projeto onde a dor principal era a dependência de paid marketing, o qual vinha encarecendo mês a mês e diluindo a lucratividade da marca. Buscavam uma mídia alternativa que fosse capaz de promover a expansão da marca e também a atingir novos patamares de faturamento.
Panorama inicial
Loja com ampla gama de produtos;
Amplo know-how – mais de 40 anos de atuação no setor;
Plataforma, tecnologias e recursos de ponta;
Aplicavam algumas poucas estratégias de SEO.
Nestes poucos gráficos é possível perceber que o projeto estava sem consistência e toda sua base de acessos era refém da mídia paga. Haviam pouco mais de 800 acessos/mês e aproximadamente 5121 palavras competindo no ranking, sendo destas 195 pertencentes ao top 10.
Panorama inicial
Aumentar a presença online;
Otimizar o e-commerce.
Desafios
- Grandes players concorrentes (C&C e Leroy Merlin, por exemplo);
- Palavras-chaves amplamente disputadas;
- E-commerce ainda fresco no mercado.
Evolução do projeto e seus resultados
Nos primeiros meses de projeto, nos concentramos em criar estratégias compatíveis com o funil de vendas da Dunard.com.br. Para isso elaboramos uma lista de palavras-chaves e desenvolvemos ações específicas para cada uma delas.
Em pouco tempo já obtivemos os primeiros indícios de que estávamos no caminho certo: novas palavras passaram a aparecer listadas no ranking e, mês após mês, foram escalando sua jornada ao topo da SERP.
Para ser preciso, exatamente no momento em que redigimos esta matéria, um ano se passou desde o início do projeto. De lá para cá foram inúmeras conquistas:
900%
Aumento no tráfego orgânico
Saímos de uma média de 900 acessos por mês para aproximadamente 17 mil. Crescimento de 900%.
É importante notar que neste projeto atuamos tanto em marketing de conteúdo, como estratégias voltadas à termos comerciais e produtos. Porém, como se trata de um e-commerce o prioritário são os termos comerciais e os acessos na loja, pois é dela que vêm as conversões.
O blog serve para aumentar a exposição da marca, criar autoridade e fortalecer o link-building.
Acessos no site:
Acessos no blog:
171,8%
Aumento de palavras-chaves
O número de palavras-chaves que competem por exposição no Google também aumentou significativamente neste período: de 5.121 palavras para 13.917 – aumento de 171,8%.
682%
Aumento de palavras-chaves competindo no top 10
De todas estas palavras, 1.526 estão no top dez. E isso é muito relevante, pois estas são as posições que recebem a maior parte dos cliques dos usuários. Quanto mais no topo, maior a chance de ser encontrado. Neste quesito, o aumento foi de nada menos que 682% de crescimento.
Números Gerais
Acessos orgânicos + 900%
Impressões + 200%
Palavras-chave (top 10) + 682,6%
Palavras-chave (top 100) + 171,8%
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