Case SEO do cliente Use Hitzz

A UseHitzz é uma varejista de calçados femininos localizada em Blumenau, Santa Catarina. Iniciamos o projeto onde a dor principal era a dependência de paid marketing, o qual vinha encarecendo mês a mês e diluindo cada vez mais a lucratividade da marca.

Panorama inicial

Assim que analisamos o projeto observamos ausência de técnicas e estratégias voltadas a SEO – o e-commerce nunca havia sido otimizado. Importante também ressaltar o knowhow da proprietária dentro do segmento, pois, de fato, mostra conhecer sobre tendências e todas suas apostas acabam sendo certeiras.

Basicamente tínhamos um projeto com grande potencial nas mãos: produtos de excelente giro que, com as otimizações certas, poderiam trazer grandes resultados para a marca

Nestes poucos gráficos é possível perceber que o projeto estava sem consistência e toda sua base de acessos era refém da mídia paga. Haviam pouco mais de 1k acessos/mês e aproximadamente 800 palavras competindo no ranking, sendo destas 33 pertencentes ao top 10.

Dentre as palavras-chaves observadas, notamos que basicamente não existiam termos importantes competindo no ranqueamento. Termos estes que chamamos ‘comerciais’, pois a finalidade é mostrar um produto a ser consumido.

Então, no caso da Usehitzz, isso significava que potenciais clientes que estavam pesquisando por calçados, como “bota tratorada” e “flat feminino”, por exemplo, só tinham o impacto da marca através do shopping.

 

Objetivos

  • Aumentar a presença online.

Desafios

  • Players gigantes como concorrentes (Dafiti, Zattini, Arezzo, Dakota, etc);

  • Palavras-chaves amplamente disputadas;

  • Marca nova no mercado.

Evolução do projeto e seus resultados

Nos primeiros meses de projeto, nos concentramos em criar estratégias compatíveis com o funil de vendas da UseHitzz. Para isso elaboramos uma lista de palavras-chaves e desenvolvemos ações específicas para cada uma delas.

Em pouco tempo já obtivemos os primeiros indícios de que estávamos no caminho certo: novas palavras passaram a aparecer listadas no ranking e, mês após mês, foram escalando sua jornada ao topo da SERP.

Para ser preciso, exatamente no momento em que redigimos esta matéria, um ano se passou desde o início do projeto. De lá para cá foram inúmeras conquistas:

    207,69%

    Aumento no tráfego orgânico

    Saímos de uma média de 1k acessos mês para aproximadamente 4k acessos vindos de termos comerciais. Crescimento de 207,69%.

    É importante enfatizar que são termos comerciais, pois muitos obtêm um aumento significativo de acessos, mas oriundos de marketing de conteúdo como o blog, que na maior parte das vezes não gera conversões ou é pouco otimizado para isso.

    429,65%

    Aumento de palavras-chave competindo no ranking da Pesquisa do Google

    O número de palavras-chave que competem por exposição no Google também aumentou significativamente neste período: de 806 palavras para 4269 – aumento de 429,65%.

    2.224,24%

    Aumento de palavras-chave competindo no top 10

    De todas estas palavras, 767 estão no top dez. E isso é muito relevante, pois estas são as posições que recebem a maioria dos cliques dos usuários. Quanto mais no topo, maior a chance de ser encontrado. Neste quesito, o aumento foi de nada menos que 2224,24% de crescimento.

    Números Gerais

    Acessos orgânicos + 207,69%

    Impressões + 1.919,45%

    Palavras-chave (top 10) + 2.224,24%

    Palavras-chave (top 100) + 429,65%

    Faturamento orgânico + 34%

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